Credencial de Guia de Turismo

guia de turismo
Como obter uma Credencial de Guia de Turismo?

A profissão de Guia de Turismo necessita de uma diplomação de nível técnico, portanto, é preciso fazer um curso Técnico em Guia de Turismo para poder ser um profissional habilitado. É importante saber que atuar como Guia de Turismo sem o devido registro profissional acarreta no Crime de Exercício Ilegal da Profissão, conforme Artigo 47 do Código Penal.

Atualmente o Curso Técnico em Guia de Turismo tem duração mínima de 800 horas, e a maioria das escolas oferece a formação com as duas categorias principais: Guia de Turismo Regional e Guia de Turismo de Excursão Nacional e América do Sul. O curso envolve aulas práticas e teóricas, além de viagens técnicas obrigatórias para exercício das mais diversas modalidades de viagem (excursão rodoviária, viagem com pernoite, trajetos aéreos etc.).

Antes de se matricular em um curso de Guia de Turismo verifique se a escola é autorizada pela Secretaria de Estado da Educação, apra garantir que seu diploma seja aceito pelo Ministério do Turismo para seu credenciamento no Cadastur como Guia de Turismo.

Clique aqui e saiba quais escolas são conveniadas e indicadas pelo Sindegtur SP para cursos de Guia de Turismo.

Para saber mais sobre a legislação acerca da profissão de Guia de Turismo, clique aqui.

Cadastramento de Guia de Turismo no Ministério do Turismo - Orientações do Cadastur

CADASTRO INICIAL OU RENOVAÇÃO
Acesse o site do Cadastur para fazer seu cadastro inicial ou renovação da Credencial de Guia de Turismo: www.cadastur.turismo.gov.br

O cadastro é feito totalmente pela internet.

1) Crie um usuário do sistema, por meio da opção 'Cadastre-se' no topo da tela, para obter uma senha;

2) Após receber a sua senha por e-mail, acesse o site e faça o login;

3) Preencha o formulário eletrônico de cadastro com os dados da sua atividade (Guia de Turismo);

4) Assine o Termo de Responsabilidade eletrônico;

5) Envie! Após a análise da solicitação, seu cadastro será homologado e seu CERTIFICADO disponibilizado em até 5 dias úteis, se estiver de acordo com a legislação.

Para renovação é necessário apresentar cópia dos comprovantes de recolhimento da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana – GRCSU de período igual ao da credencial a ser renovada, sendo obrigatório o pagamento até o exercício de 2017. CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR SUA GRCSU.

Mais informações no site: www.cadastur.turismo.gov.br

Contato do Ministério do Turismo em São Paulo/SP:

Telefones: (11) 3204-2850 / (11) 3204-2810 / (11) 3204-2851 / (11) 3204-2884 / (11) 3204-2835

E-mail(s): cadastur@turismo.sp.gov.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 10h00 às 16h00